quarta-feira, 12 de maio de 2010

Desproduzindo

Podemos dividir o trabalho do produtor em seis estágios:
  • Preparação;
  • Pré-produção;
  • Produção;
  • Desprodução;
  • Pós-produção;
  • Finalização e distribuição.
Particularmente, desconheço quaisquer fontes que tratem sobre DESPRODUÇÃO. O termo e sua definição me foram apresentados pela primeira vez na Oficina de Produção do Cine PE deste ano ministrada por Chris Rodrigues.
Chris, sabiamente, designou o estágio em que inconscientemente passamos sempre que estamos no meio de uma pequena ou de uma grande produção. Seja qual for a finalidade do seu projeto, a dimensão e a verba disponível, a colaboração de algumas pessoas será sempre indispensável no estágio da PRÉ-PRODUÇÃO e da PRODUÇÃO.
Desprodução é o estágio em que devolvemos tudo aquilo que nos foi concedido para a produção da ideia. Pode ser aquela casa que você viu e achou que combinava com o gerente de banco que está no roteiro e virou a locação perfeita, pode ser aquele vaso que você viu na casa de um amigo e compôs perfeitamente a cena ou pode ser algo que você pagou para usar e depois precisou devolver. Um bom produtor tem toda e qualquer solução, mas elas não caem do céu diretamente nas suas mãos, vêm através de outras pessoas. Para este bom produtor, tão importante quanto saber produzir é saber desproduzir - devolver tudo aquilo que lhe foi cedido em total integridade junto do mais sincero agradecimento.
Desproduzir é simplesmente se desfazer daquilo que foi concedido por outras pessoas, reconhecendo a imensurável importância da sua colaboração não só para aquele momento, mas para o trabalho final.
Aliás, isso deveria ser aplicado em tudo na vida.

5 comentários:

  1. Nat é isso ae, e pro nosso dia-a-dia vivemos em constante desprodução, ter essa noção que precisamos viver (sem noção) desproduzindo para produzir é que acho muito importante. Valew nat boas palavras para um bom conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. como diria aquela frase típica de bastidores: du karai.... muito bom Natália. Parabéns pela iniciativa, pelo conteúdo, pela coragem de encarar o desafio desse tipo empreitada que é um BLOG. E que isso tudo possa ser inspirador e referencial para jovens estudantes futuros produtores.

    Um abraço repleto de orgulho do seu atual e pé de galo "chefinho".


    Beijos de admiração.

    Jackson Carvalho

    ResponderExcluir
  3. Desproduzir é preciso, faz parte de um bom carater.
    hehehe
    PS.: leigos que metem o dedo onde não são chamados.

    ResponderExcluir
  4. Também não conhecia o termo, mas me lembrei de um que me foi apresentado recentemente por uma amiga administradora: desmobilização. É quando toda a mobília usada em um evento deve retornar ao seu lugar de origem. Mais ou menos a mesma coisa.
    By the way, parabéns pelo blog.Sou professor de Produção em RTVC e tem muitas coisas aqui interessantes para meus alunos. Vou recomendar.
    Abraço,
    William

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, William!!! Que bom! Fico feliz com a visita.
      Apareça mais no blog e vamos compartilhar o dia a dia.

      Abraço!

      Excluir